Educação e Formação de Adultos

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se segundo percursos de dupla certificação e, sempre que tal se revele adequado ao perfil e história de vida dos adultos, apenas de habilitação escolar.


Planos curricular do Curso EFA - Percurso formativo S, tipos A

Condições minimas de acesso - 9.º ano e idade igual ou superior a 18 anos. Podem ser integrados em EFA, formandos com menos de 18 anos, a título excepcional, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho e aprovados pelo organismo competente para a autorização defuncionamento do EFA

Componente de formação:
Formação de base
1100 horas (para os formandos que ingressam com o 9.ºano de escolaridade - Percurso Tipo A)
600 horas (para os formandos que ingressam com o 10.ºano completo - Percurso Tipo B)
300 horas (para os formandos que ingressam com o 11.ºano completo e 12.ºano incompleto  - Percurso Tipo C)

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - 50 horas (Sempre que se trate de um adulto que frequente a formação em regime não contínuo, o cálculo deve ser feito tendo em conta sessões de 3 horas a cada 2 semanas de formação, para horário laboral, e 3 horas, de 4 em 4 semanas, para horário pós-laboral. A duração mínima da área de PRA é de 10 horas)

Avaliação
Os Cursos EFA compreendem uma avaliação formativa (permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens) e ainda uma avaliação sumativa (serve de base à certificação final).

Qual a certificação
Estes curso confere uma certificação escolar (12.º ano de escolaridade)
. No caso de não concluir um Curso EFA, verá registadas as Unidades de Competência (componente de formação de base dos cursos do ensino básico) e as Unidades de Formação de Curta Duração numa Caderneta Individual de Competências e obterá um Certificado de Qualificações discriminando as Unidades efetuadas.